sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tire suas dúvidas sobre Podologia, com Mirasmar, podóloga do Hair&Beauty.

          Entrevistamos a podóloga Mirasmar, que atende no salão Hair&Beauty, para tirar aquelas dúvidas que você sempre teve sobre o assunto e não tinha ninguém pra responder.



HB: Qual a diferença da podologia para a manicure?
Mirasmar: O podólogo trata e cuida da saúde dos pés enquanto a manicure apenas embeleza. O podólogo trata de verruga plantar, calo mole (entre os dedos), calosidades, unha encravada, unha superposta, fissura, calo com núcleo, corte correto das unhas. Ele trabalha em paralelo ao dermatologista e ao ortopedista. Tanto os médicos encaminham para o podólogo quanto o inverso.

HB: Qual é a doença mais comum encontrada nos pés?
Mirasmar: A micose está entre as doenças mais comuns. Algumas manicures não usam materiais descartáveis e não realizam adequadamente a higienização dos instrumentos, assim podem transmitir a micose através de equipamentos não esterilizados. No Hair&Beauty, todos os materiais de uso pessoal são descartáveis e os instrumentos esterilizados.

HB: E como é feita a higienização dos materiais pelos podólogos?
Mirasmar: Para o podólogo, todo o equipamento deve ser lavado em álcool, escovado e esterilizado. Os pés são a base de sustentação do corpo e precisam de atenção especial.

HB: E para o verão? Existem cuidados especiais?
Mirasmar: Os pés reclamam e pedem socorro. Para o verão, no mínimo uma vez por mês, é aconselhável a visita ao podólogo para a manutenção de um tratamento completo.
HB: Os pés sofrem mais algum problema no verão?
Mirasmar: O verão é o período onde os pés mais doem. Com o calor, os pés costumam inchar bastante. Além da visita ao podólogo, uma boa massagem resolve o problema, com um especialista em reflexologia. Também é fundamental para tratamento contra estresse.  Outro problema comum no verão é o pé de atleta, principalmente para o pé diabético. Pode acontecer também por causa do acido úrico. Deve ser bem cuidado, porque é transmissível. O tratamento é através de pomada própria. Se for um caso muito grave, é encaminhado ao dermatologista.

HB: Apenas o trabalho do podólogo não resolve o problema?
Mirasmar: Os clientes nos procuram dizendo o que estão precisando, fazemos o diagnóstico, porém algumas vezes são necessários outros cuidados que complementam o serviço da podologia.

HB: Os calos são muito comuns tanto em homens quanto mulheres, qual a causa?
Mirasmar: Existe um grande número de pessoas que apresentam calosidades porque se preocupam com a moda e não com o conforto. Isso agride muito os pés por causa do atrito. A melhor prevenção é dar sempre preferência a calçados confortáveis. Por causa desse mau costume, pode se formar um calo ósseo (deformação óssea) ou calo meller (que tem uma camada epitelial morta ou mais). O dermatologista pode tratar mais a fundo. Mas existem calos que são hereditários.

HB: Qual o tratamento mais procurado aqui?
Mirasmar: O serviço mais procurado é a unha encravada, ou seja, é quando a unha já nasce na direção errada e acaba entrando na pele. Alguns casos são resolvidos na primeira visita, outros precisam de mais vezes.

HB: Quais doenças podem comprometer a saúde dos nossos pés e que, geralmente, não cuidamos de forma devida?
Mirasmar: Existem muitas, a onicomicose, por exemplo, é causada por fungos nas unhas. Pode-se pegar na praia ou piscina, por baixa imunidade, um calçado inadequado que aperta ou que esteja úmido. A micose na unha também precisa de tratamento específico com podologista, não deve, sob hipótese nenhuma, ser tratada em casa, mas algumas pessoas usam água morna e sal. O que não adianta.

HB: E o famoso joanete, pode ser tratado na podologia?
Mirasmar: O joanete é uma deformação óssea e só pode ser tratada com cirurgia.

Ficou interessada? Agende um horário com a Mirasmar, no Hair&Beauty!

Nenhum comentário:

Postar um comentário