sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

DICAS PARA CAIR NA FOLIA


Poucas são as pessoas que não gostam de pular carnaval. Esta época do ano é ótima para amenizar o stress do dia-a-dia e tomar um banho de diversão e alegria. Mas como tudo nesta vida, até a diversão tem seu custo e é necessário equilibrar o calor do verão e a folia destes 4 dias com uma boa hidratação e uma alimentação saudável para aguentar toda a euforia carnavalesca. Aqui vão algumas dicas para você sair da festa em forma e com as energias revigoradas.




Uma refeição leve à base de carboidratos (massas, pães, batata, cereais) é o mais indicado, pois são fontes de energia rapidamente assimiláveis. Os acompanhamentos, entretanto, devem conter baixo teor de gordura: os molhos das massas e os recheios dos pães e sanduíches, por exemplo, devem ser leves. Substitua os alimentos gordurosos por sanduíches frios, frutas (maçã e banana são ricas em potássio, que faz bem para os músculos) e barrinhas de cereais.




Procure hidratar-se com muita água, sucos ou água de coco, que além de gostosa, hidrata mais rápido. Os isotônicos não devem ser tomados “como água”, como muita gente faz, pois contêm teor muito elevado de minerais e glicose (açúcar).




Para evitar a ressaca indesejável do dia seguinte, procure evitar as bebidas alcoólicas ou tome-as com moderação, sempre compensando com o dobro de um líquido não alcoólico.




Para recuperar-se do desgaste, sopas, saladas ou (se for de manhã) um café da manhã reforçado, com pão integral, suco e queijo branco ou iogurte, são excepcionais. Se preferir algo mais “refrescante”, o açaí, que é fácil de ser preparado, pode também ser uma ótima opção, melhor ainda se acompanhado de granola, mel e frutas de sua preferência.