sexta-feira, 29 de junho de 2012

DEIXE A CHAPINHA DE LADO E ASSUMA A TEXTURA NATURAL DOS FIOS


A VEZ DOS CACHOS!

Contrariando a ditadura dos cabelos escorridos, é cada vez mais comum as mulheres assumirem os cachos. Afinal, segundo pesquisa da L'Oreal, 48% das brasileiras têm os fios enrolados ou ondulados. Longos, curtos, soltos, black ou com acessórios - não importa -, eles dão autenticidade e força a qualquer visual. Mas para ter um estilo autêntico e uma cabeleira de causar inveja, não basta assumir os fios crespos e sair desfilando por aí. É preciso manter uma série de cuidados que vão desde a lavagem até a hidratação e são essenciais para deixá-los saudáveis e sedosos.
O primeiro passo para deixar seus fios lindos é a lavagem. O ideal é que ela aconteça no máximo duas vezes por semana, caso contrário pode haver redução da oleosidade natural, deixando os fios muito secos, o ideal é utilizar o xampu duas vezes em cada lavagem. O condicionador tem que ser aplicado nos fios e pontas, nunca na raiz. Outro ponto importante: não se deve utilizar água quente e, sim, na temperatura do corpo.


O movimento anelado dos cabelos crespos impede que a oleosidade produzida nas raízes chegue até as pontas. Isso torna os fios mais frágeis, ressecados, com pouca elasticidade, arrepiados e, muitas vezes, com as raízes mais oleosas e cachos indefinidos. A saída é investir em cosméticos para cabelos cacheados, capazes de hidratar, dar emoliência, brilho e proteção, formando uma película protetora que sela a cutícula (a parte mais externa do fio) e impede a saída de água.
Mas quem tem cabelos cacheados, muitas vezes, exagera na dose de creme sem saber que isso pode prejudicar os fios. Como os produtos geralmente são concentrados, quando usados em excesso podem até deixar os fios opacos. Na hora de lavá-los, coloque um pouco de shampoo nas mãos, esfregue uma na outra e aplique nos cabelos úmidos. Para não deixar resíduos, é fundamental enxaguar muito bem os fios. Antes de usar as máscaras de tratamento, é preciso retirar o excesso de água e espalhar o produto mecha por mecha, evitando as raízes, e deixar agir pelo tempo indicado no rótulo. A cada quinze dias, é recomendável usar um shampoo de limpeza profunda para eliminar o excesso de resíduos dos produtos.

DOMAR O VOLUME

O volume excessivo é uma das principais queixas de quem tem cabelos encaracolados, que armam com facilidade. Os cabeleireiros do Hair&Beauty são unânimes: o corte com a base reta é proibido pois o volume se concentra nas pontas e o resultado terá um aspecto de pirâmide. Já os cortes em dégradé e repicado são os que mais funcionam.
Quanto ao comprimento, o médio é o mais indicado. Crespos com fios grossos ganham leveza se desfiados na altura do meio para as pontas. Já quem tem cabelos finos deve evitar a frente muito curta, e mantê-los com um comprimento de médio a longo, com as pontas repicadas.
Os cosméticos são outros aliados de peso para desarmar os fios e definir os cachos. As linhas de produtos específicos para cabelos crespos e cacheados são enriquecidas com princípios ativos umectantes (glicerina, manteiga de karité, aloe vera, lanolina), fortalecedores (proteínas do leite e do trigo, queratina, aminoácidos), hidratantes (extratos e óleos vegetais) e silicone, que impede a saída de água e agressão de agentes externos.

Apontamos aqui alguns dos problemas mais comuns e dicas de como resolvê-los:
Para domar o volume dos cabelos crespos com ajuda cosmética, experimente utilizar Bain Óleo Relax mais a Máscara Óleo Relax Slim (que tem a textura de um creme), da linha Nutritive, de Kérastase, depois do banho. Para quem tem cabelo fino, Máscara de Nutrição Óleo Relax.


Para quem não tem medo de assumir os cachos e, ainda por cima, adora ostentar uma bela juba, a dica é utilizar Body Full Shampoo no comprimento e Body Full Instant Bodifier somente na raiz, associando depois um mousse de volume (a gente indica o Fresh Curls, da Redken), secar com um difusor (velocidade baixa) e ir amassando os cachos enquanto o cabelo seca. Quem possui comprimentos mais curtos pode usar bóbis finos ou babyliss para dar o acabamento.

No caso de quem tem raiz muito crespa, o bom é usar Bain Satin, (variando de acordo com o tipo de cabelo) mais Lait Vital, da linha Nutritive, de Kérastase. Depois do banho, Néctar Thermique, que também serve como protetor térmico às adeptas do secador.


Para tratar o excesso de frizz, Shampoo e Condicionador Fresh Curls, da Redken. Para as emergências (um evento ou uma reunião de última hora), retoque o comprimento com Anti-snap, da mesma marca.

Se você quer arrasar na balada, a dica de penteado é usar o difusor ou babyliss para definir, prendendo os cabelos totalmente ou fazendo um semipreso.

Dicas para ter os cabelos cacheados sempre bonitos:
- Cuide bem de sua alimentação. A beleza começa de dentro para fora. Inclua sempre frutas, verduras e legumes no seu cardápio, garantindo assim os nutrientes que seus cabelos precisam.
- Dê preferência a presilhas envoltas em tecido, que não repuxam nem arrebentam os fios. Lembre-se de que os cabelos crespos se partem com maior facilidade por terem menos elasticidade.
- Para dar um fim nas pontas duplas nada como aparar as pontas. Produtos que prometem recuperar pontas duplas não passam de maquiagem, porque elas reaparecem após a primeira lavagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário